1- INTRODUÇÃO
Este termo descreve a Política de Garantia que cobre os pneus novos da marca Dextero, comercializados diretamente ao consumidor pela sua rede de distribuidores, revendas e/ou varejistas, em todo o território brasileiro, contra vícios ou defeitos de fabricação por 5 anos. Para ser elegível à garantia, o pneu deve ter sido utilizado sob condições normais de serviço, no mesmo veículo no qual eles foram originalmente instalados, sempre em estrita observância das recomendações do fabricante do veículo e não se enquadrar nas exclusões de garantia (veja as exclusões nas quais a garantia não está coberta no Item 4).
2- COMO PROCEDER EM CASOS DE SUSPEITA DE GARANTIA
Em caso de suspeita de garantia de seu pneu, recomendamos os seguintes procedimentos, em ordem de prioridade:- 1) Buscar orientações com o local onde o pneu foi adquirido ou montado.
- 2) Procurar por um revendedor credenciado Dextero mais próximo.
- 3) Entrar em contato com a Dextero através do e-mail ajuste.lam@giti.com
Todo pneu reclamado deverá ser submetido à análise técnica especializada da Dextero, conforme orientação obtida nos canais acima mencionados. Para que o pneu reclamado possa ser devidamente analisado, ele deverá estar acompanhado de todos os seus correlatos, tais como roda, válvula, câmara (se for o caso) e veículo, pois a ausência de qualquer um destes poderá dificultar a realização das inspeções necessárias e o julgamento técnico mais minucioso, ou mesmo impedir a análise.
Durante o prazo de análise do pneu reclamado, informações adicionais poderão ser solicitadas para o entendimento e julgamento adequado da solicitação.
3- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO
Antes de submeter o pneu a análise de garantia, verificar se:- • a data da reclamação está dentro do prazo de 5 anos contados a partir da data da compra do pneu, comprovada por meio da respectiva Nota Fiscal (NF) de venda ao consumidor ou, na ausência da NF, contados a partir da data de fabricação do pneu gravada na parede lateral do mesmo (Fig.1).
- • a profundidade remanescentes dos sulcos da banda de rodagem não atingiram o limite mínimo de 1,6mm da profundidade original, ou seja, desgastado até o topo do Indicador de Desgaste (T.W.I.), os quais estão distribuídos em pontos específicos no fundo dos sulcos (Fig. 2).


Sendo ambas as condições observadas, e ainda na hipótese do pneu ter sido julgado elegível à garantia após análise técnica especializada da Dextero, o mesmo terá sua garantia aprovada de acordo com as bases estabelecidas nesta Política de Garantia.
Lembrando sempre da recomendação de preencher o Certificado de Garantia abaixo quando efetuar a compra do pneu, quer seja diretamente na loja, quando disponível, ou acessando-o através de nosso portal www.dextero.com.br
4- COMO A GARANTIA SERÁ CALCULADA
a) Quando for constatado defeito substancial nos materiais e/ou fabricação em até 90 dias após a data de compra, o pneu reclamado terá sua a garantia concedida sem ônus para o usuário. Excetuam-se dessa condição os pneus para uso comercial, tais como:
- pneus para aplicação em vans, de qualquer porte.
- pneus para aplicação em caminhões e ônibus, de qualquer porte.
b) Decorrido o período de 90 dias após a data da compra (ou sempre que se tratar de um pneu para uso comercial conforme descrito acima), quando for constatado defeito substancial nos materiais e/ou fabricação, o pneu reclamado terá sua garantia concedida numa base “pro-rata”.
A garantia “pro-rata” consiste na aprovação de um crédito para compra de um pneu Dextero novo e equivalente, descontando percentualmente o desgaste da banda de rodagem do pneu reclamado no momento da aprovação da garantia.
A base de cálculo do valor a ser concedido em garantia considera o preço de venda do pneu novo no dia da efetivação do crédito, incluindo os impostos destacados na nota fiscal.
A medição do desgaste do pneu será limitada a 1,6mm de profundidade remanescente da banda de rodagem do pneu reclamado. Este é o limite de segurança, conforme norma do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN, Resolução n° 588/80), abaixo de tal profundidade fica proibida a circulação do veículo.
A Dextero não reembolsará ou pagará valores referentes a custo de montagem, balanceamento, outras taxas de serviço, taxas de remoção, ou impostos aplicáveis.
5- CONDIÇÕES NAS QUAIS A GARANTIA NÃO ESTÁ COBERTA
- a) Dano devido às más condições das vias, incluindo, mas não se limitando a furo, corte, rasgo, quebra de carcaça, bolhas decorrentes de impacto, saliência ou dano resultante de impacto ou avarias acidentais ou quaisquer outros danos decorrentes de avarias mecânicas;
- b) Pneus calibrados com pressão incorreta (insuficiente ou em excesso, diferente daquele indicado pelo manual do proprietário do automóvel), incluindo aqueles que tenham transitado com baixa ou sem pressão.
- c) Desalinhamento do sistema de direção/suspensão ou desbalanceamento do conjunto roda e pneu;
- d) Montagem/desmontagem incorreta ou indevida do pneu (quando o pneu requer sentido de giro ou lado de montagem), utilização de ferramentas e/ou equipamentos inadequados, além de utilização de rodas não recomendadas pelo fabricante do veículo.
- e) Desgaste acentuado e/ou irregular devido ao mau estado de conservação ou não execução de manutenção veicular, por exemplo (mas não se limitando a): sistema de suspensão, direção e freios;
- f) Acidente, exposição ao fogo ou calor excessivo, adulteração do pneu ou vandalismo;
- g) Deformação causada por armazenamento impróprio ou freio travado;
- h) A adição de líquido, sólido ou material gasoso além de ar ou nitrogênio, por exemplo (mas não se limitando a): selante a base de água ou substância para balanceamento no interior do pneu;
- i) Exposição a materiais químicos, como por exemplo (mas não se limitando a): óleos, graxas, solventes ou outros produtos derivados de petróleo e ozônio;
- j) Exposição a condições climáticas inadequadas ou existência de reparo executado de forma imprópria;
- k) Pneus cujas gravações nas laterais tenham sido alteradas, raspadas ou estiverem ilegíveis;
- l) Comprado ou usado fora do país no qual foi importado originalmente;
- m) Contendo menos de 1,6mm remanescente na rodagem em qualquer sulco;
- n) Com uma reclamação de vibração que ocorra após os primeiros 20% de desgaste na rodagem em qualquer sulco;
- o) Recauchutado, remoldado, redesenhado ou raspado;
- p) Montados em rodas em mau estado de conservação, contendo partes oxidadas, trincas, deformações, ou partes cortantes;
- q) Uso de válvula(s) em condições de utilização inadequadas;
- r) Danificado devido ao uso de protetor ou câmara, quando o produto não exige a instalação destes itens;
- s) Utilização de medidas e especificações de produto diferentes aos originais do veículo conforme fabricante do veículo;
- t) Utilização em provas, exibições automobilísticas ou práticas abusivas ou que estejam em desacordo com a legislação de trânsito, como por exemplo (e não limitadas a): frenagem e aceleração bruscas;
- u) Utilização dos produtos em condições diversas de suas especificações, tais como (mas não se limitando a) velocidade ou carga acima do limite especificado no pneu.
6- RECOMENDAÇÕES DE USO DO PRODUTO
Escolha do pneu adequado: O pneu deverá seguir as características recomendadas pelo fabricante do veículo. A identificação do pneu está contida em suas laterais, onde constam as principais informações relacionadas ao produto.
Recomenda-se a troca da válvula quando efetuar a troca por um pneu novo.
Nunca misture pneus de diferentes dimensões e/ou construções num mesmo veículo, a menos que seja indicado pelo fabricante do veículo.
Nunca ultrapasse o limite de velocidade especificado pela legislação de trânsito ou o especificado como limite de utilização para o produto, conforme especificado na “Tabela de Índice de Velocidade”, abaixo.
Nunca ultrapasse o limite de carga especificado para o produto, conforme especificado na “Tabela Índice de Carga”, abaixo.


Conservação veicular: A conservação dos componentes mecânicos do veículo, tais como (mas não se limitando a) amortecedores, molas, sistema de freios, sistema de direção, válvulas e buchas influenciam na quilometragem/desgaste dos pneus, desempenho e segurança do veículo. É muito importante a correta manutenção desses componentes.
Pressão dos pneus: Calibrar os pneus conforme pressão recomendada pelo fabricante do veículo, semanalmente, ou na periodicidade por ele também recomendada. Realizar a calibração com os pneus frios para evitar alterações da pressão. Pressão abaixo ou acima do recomendado ocasiona desgaste acelerado da banda e fadiga dos materiais, diminuindo sua durabilidade e segurança. Não esquecer de também calibrar o estepe. Sempre recolocar as tampas das válvulas após calibração para evitar entrada de sujeira no corpo da válvula.
Balanceamento de rodas: Recomendamos verificar o balanceamento a cada 10.000km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. Recomenda-se também que seja realizado caso haja:
- • rodízio de pneus
- • troca de pneus
- • conserto ou reparo no pneu
- • forte impacto (buraco ou obstáculos)
- • surgimento de vibrações ou trepidações
Rodízio: deverá ser feito a cada 10.000km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. O esquema deve ser aquele recomendado pelo manual do fabricante do veículo. Respeitar o sentido de rotação pneus, quando o mesmo for indicado nos pneus (pneus direcionais)\
Alinhamento de direção: O desalinhamento do sistema de direção provoca desgastes irregulares e/ou prematuros nos pneus, comprometendo a dirigibilidade e segurança do veículo. Ele deverá ser feito a cada troca de pneus ou a cada 10.000Km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. Ele deve ser também realizado caso haja:
- • desgaste irregular dos pneus
- • vibração no volante
- • forte impacto
- • veículo puxando para os lados
- • após troca de elementos da suspensão
- • realização de rodízio de pneus