Dextero

Tire Registration

1- INTRODUÇÃO

Este termo descreve a Política de Garantia que cobre os pneus novos da marca Dextero, comercializados diretamente ao consumidor pela sua rede de distribuidores, revendas e/ou varejistas, em todo o território brasileiro, contra vícios ou defeitos de fabricação por 5 anos. Para ser elegível à garantia, o pneu deve ter sido utilizado sob condições normais de serviço, no mesmo veículo no qual eles foram originalmente instalados, sempre em estrita observância das recomendações do fabricante do veículo e não se enquadrar nas exclusões de garantia (veja as exclusões nas quais a garantia não está coberta no Item 4).

2- COMO PROCEDER EM CASOS DE SUSPEITA DE GARANTIA

Em caso de suspeita de garantia de seu pneu, recomendamos os seguintes procedimentos, em ordem de prioridade:

  • 1) Buscar orientações com o local onde o pneu foi adquirido ou montado.
  • 2) Procurar por um revendedor credenciado Dextero mais próximo.
  • 3) Entrar em contato com a Dextero através do e-mail ajuste.lam@giti.com

Todo pneu reclamado deverá ser submetido à análise técnica especializada da Dextero, conforme orientação obtida nos canais acima mencionados. Para que o pneu reclamado possa ser devidamente analisado, ele deverá estar acompanhado de todos os seus correlatos, tais como roda, válvula, câmara (se for o caso) e veículo, pois a ausência de qualquer um destes poderá dificultar a realização das inspeções necessárias e o julgamento técnico mais minucioso, ou mesmo impedir a análise.
Durante o prazo de análise do pneu reclamado, informações adicionais poderão ser solicitadas para o entendimento e julgamento adequado da solicitação.

3- IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO

Antes de submeter o pneu a análise de garantia, verificar se:

  • • a data da reclamação está dentro do prazo de 5 anos contados a partir da data da compra do pneu, comprovada por meio da respectiva Nota Fiscal (NF) de venda ao consumidor ou, na ausência da NF, contados a partir da data de fabricação do pneu gravada na parede lateral do mesmo (Fig.1).
  • • a profundidade remanescentes dos sulcos da banda de rodagem não atingiram o limite mínimo de 1,6mm da profundidade original, ou seja, desgastado até o topo do Indicador de Desgaste (T.W.I.), os quais estão distribuídos em pontos específicos no fundo dos sulcos (Fig. 2).

Sendo ambas as condições observadas, e ainda na hipótese do pneu ter sido julgado elegível à garantia após análise técnica especializada da Dextero, o mesmo terá sua garantia aprovada de acordo com as bases estabelecidas nesta Política de Garantia.
Lembrando sempre da recomendação de preencher o Certificado de Garantia abaixo quando efetuar a compra do pneu, quer seja diretamente na loja, quando disponível, ou acessando-o através de nosso portal www.dextero.com.br

4- COMO A GARANTIA SERÁ CALCULADA

a) Quando for constatado defeito substancial nos materiais e/ou fabricação em até 90 dias após a data de compra, o pneu reclamado terá sua a garantia concedida sem ônus para o usuário. Excetuam-se dessa condição os pneus para uso comercial, tais como:
  - pneus para aplicação em vans, de qualquer porte.
  - pneus para aplicação em caminhões e ônibus, de qualquer porte.

b) Decorrido o período de 90 dias após a data da compra (ou sempre que se tratar de um pneu para uso comercial conforme descrito acima), quando for constatado defeito substancial nos materiais e/ou fabricação, o pneu reclamado terá sua garantia concedida numa base “pro-rata”.

A garantia “pro-rata” consiste na aprovação de um crédito para compra de um pneu Dextero novo e equivalente, descontando percentualmente o desgaste da banda de rodagem do pneu reclamado no momento da aprovação da garantia.

A base de cálculo do valor a ser concedido em garantia considera o preço de venda do pneu novo no dia da efetivação do crédito, incluindo os impostos destacados na nota fiscal.

A medição do desgaste do pneu será limitada a 1,6mm de profundidade remanescente da banda de rodagem do pneu reclamado. Este é o limite de segurança, conforme norma do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN, Resolução n° 588/80), abaixo de tal profundidade fica proibida a circulação do veículo.

A Dextero não reembolsará ou pagará valores referentes a custo de montagem, balanceamento, outras taxas de serviço, taxas de remoção, ou impostos aplicáveis.

5- CONDIÇÕES NAS QUAIS A GARANTIA NÃO ESTÁ COBERTA

  • a) Dano devido às más condições das vias, incluindo, mas não se limitando a furo, corte, rasgo, quebra de carcaça, bolhas decorrentes de impacto, saliência ou dano resultante de impacto ou avarias acidentais ou quaisquer outros danos decorrentes de avarias mecânicas;
  • b) Pneus calibrados com pressão incorreta (insuficiente ou em excesso, diferente daquele indicado pelo manual do proprietário do automóvel), incluindo aqueles que tenham transitado com baixa ou sem pressão.
  • c) Desalinhamento do sistema de direção/suspensão ou desbalanceamento do conjunto roda e pneu;
  • d) Montagem/desmontagem incorreta ou indevida do pneu (quando o pneu requer sentido de giro ou lado de montagem), utilização de ferramentas e/ou equipamentos inadequados, além de utilização de rodas não recomendadas pelo fabricante do veículo.
  • e) Desgaste acentuado e/ou irregular devido ao mau estado de conservação ou não execução de manutenção veicular, por exemplo (mas não se limitando a): sistema de suspensão, direção e freios;
  • f) Acidente, exposição ao fogo ou calor excessivo, adulteração do pneu ou vandalismo;
  • g) Deformação causada por armazenamento impróprio ou freio travado;
  • h) A adição de líquido, sólido ou material gasoso além de ar ou nitrogênio, por exemplo (mas não se limitando a): selante a base de água ou substância para balanceamento no interior do pneu;
  • i) Exposição a materiais químicos, como por exemplo (mas não se limitando a): óleos, graxas, solventes ou outros produtos derivados de petróleo e ozônio;
  • j) Exposição a condições climáticas inadequadas ou existência de reparo executado de forma imprópria;
  • k) Pneus cujas gravações nas laterais tenham sido alteradas, raspadas ou estiverem ilegíveis;
  • l) Comprado ou usado fora do país no qual foi importado originalmente;
  • m) Contendo menos de 1,6mm remanescente na rodagem em qualquer sulco;
  • n) Com uma reclamação de vibração que ocorra após os primeiros 20% de desgaste na rodagem em qualquer sulco;
  • o) Recauchutado, remoldado, redesenhado ou raspado;
  • p) Montados em rodas em mau estado de conservação, contendo partes oxidadas, trincas, deformações, ou partes cortantes;
  • q) Uso de válvula(s) em condições de utilização inadequadas;
  • r) Danificado devido ao uso de protetor ou câmara, quando o produto não exige a instalação destes itens;
  • s) Utilização de medidas e especificações de produto diferentes aos originais do veículo conforme fabricante do veículo;
  • t) Utilização em provas, exibições automobilísticas ou práticas abusivas ou que estejam em desacordo com a legislação de trânsito, como por exemplo (e não limitadas a): frenagem e aceleração bruscas;
  • u) Utilização dos produtos em condições diversas de suas especificações, tais como (mas não se limitando a) velocidade ou carga acima do limite especificado no pneu.

6- RECOMENDAÇÕES DE USO DO PRODUTO

Escolha do pneu adequado: O pneu deverá seguir as características recomendadas pelo fabricante do veículo. A identificação do pneu está contida em suas laterais, onde constam as principais informações relacionadas ao produto.

Recomenda-se a troca da válvula quando efetuar a troca por um pneu novo.

Nunca misture pneus de diferentes dimensões e/ou construções num mesmo veículo, a menos que seja indicado pelo fabricante do veículo.

Nunca ultrapasse o limite de velocidade especificado pela legislação de trânsito ou o especificado como limite de utilização para o produto, conforme especificado na “Tabela de Índice de Velocidade”, abaixo.

Nunca ultrapasse o limite de carga especificado para o produto, conforme especificado na “Tabela Índice de Carga”, abaixo.

Tabela de Índice de Velocidade

Tabela Índice de Carga

Conservação veicular: A conservação dos componentes mecânicos do veículo, tais como (mas não se limitando a) amortecedores, molas, sistema de freios, sistema de direção, válvulas e buchas influenciam na quilometragem/desgaste dos pneus, desempenho e segurança do veículo. É muito importante a correta manutenção desses componentes.

Pressão dos pneus: Calibrar os pneus conforme pressão recomendada pelo fabricante do veículo, semanalmente, ou na periodicidade por ele também recomendada. Realizar a calibração com os pneus frios para evitar alterações da pressão. Pressão abaixo ou acima do recomendado ocasiona desgaste acelerado da banda e fadiga dos materiais, diminuindo sua durabilidade e segurança. Não esquecer de também calibrar o estepe. Sempre recolocar as tampas das válvulas após calibração para evitar entrada de sujeira no corpo da válvula.

Balanceamento de rodas: Recomendamos verificar o balanceamento a cada 10.000km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. Recomenda-se também que seja realizado caso haja:

  • • rodízio de pneus
  • • troca de pneus
  • • conserto ou reparo no pneu
  • • forte impacto (buraco ou obstáculos)
  • • surgimento de vibrações ou trepidações

Rodízio: deverá ser feito a cada 10.000km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. O esquema deve ser aquele recomendado pelo manual do fabricante do veículo. Respeitar o sentido de rotação pneus, quando o mesmo for indicado nos pneus (pneus direcionais)\

Alinhamento de direção: O desalinhamento do sistema de direção provoca desgastes irregulares e/ou prematuros nos pneus, comprometendo a dirigibilidade e segurança do veículo. Ele deverá ser feito a cada troca de pneus ou a cada 10.000Km ou antes, caso seja menor a periodicidade recomendada pelo fabricante do veículo. Ele deve ser também realizado caso haja:

  • • desgaste irregular dos pneus
  • • vibração no volante
  • • forte impacto
  • • veículo puxando para os lados
  • • após troca de elementos da suspensão
  • • realização de rodízio de pneus 

CERTIFICADO DE GARANTIA

(Recomendado preenchimento na data da compra/instalação dos pneus novos)

Identificação do(s) pneu(s) – DOT:

Espaço reservado para assinatura e carimbo da revenda/local de montagem