
Principais funções dos pneus | ||||
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1. Suportar Carga A área de contato de cada pneu é equivalente à uma mão, porém pode suportar o peso do veículo e seus passageiros. |
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2. Absorver Impactos Quando dirigir em vias não pavimentadas, você sabe o que garante uma direção confortável? Pneus! Pneus são fabricados usando borracha que absorvem o impacto, ajudando a minimizar terrenos irregulares. |
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3. Transferir forças de tração e frenagem no solo Os pneus são a única parte do veículo em contato com o solo. Ao dirigir, frear ou estacionar, os pneus de 'seu carro o ajudarão a completar o comando com sucesso. |
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4. Controle da Trajetória Os pneus transferem os comandos do condutor ao veículo. |
Entendendo a medida de seu pneu | |
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A lateral fornece informações sobre as especificações do pneu, bem como a marca e modelo. Todas seguem um padrão e são reconhecidos por fabricantes de pneus em todo o mundo.
Codes: 1. Largura da seção(mm) 2. 2. Série (relação dimensional entre a largura e a altura da seção do pneus, expressa em porcentagem) 3. Diâmetro do aro (pol) 4. Índice de Carga 5. Índice de Velocidade |
Marcação UTQG | |
UTQG (Uniformity Tire Quality Grades) é uma graduação solicitada pelo Departamento de Transporte dos EUA (DOT) para todos os fabricantes de pneus que vendam seus produtos no mercado americano. Essa graduação identifica a resistência do pneus quanto ao Treadwear (Desgaste), Traction (Tração) e Temperature (Temperatura), respectivamente. Traction e Temperature indicam um número objetivo, enquanto o Treadwear é informado pelo próprio fabricante de pneus de acordo com testes executados, e é confiável quando comparados com pneus da mesma marca.
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O UTQG compreende 3 parâmetros. Treadwear (Desgaste) Indica a taxa de desgaste do pneu de maneira comparativa, em testes conduzidos por cada fabricante de pneus. O índice não indicam a quilometragem atual do pneu, mas pode ser utilizado como um comparativo. Por exemplo, um pneu que indique 400 deeveria ter uma quilometragem 2 vezes maior que um pneu que indique 200, assumindo-se as mesmas características de condução e a mesma marca de pneu. Traction (Tração) Indica a capacidade do pneus em frear em piso molhado. A distancia de frenagem é indicado pelos índices "AA" (melhor capacidade de frenagem), "A", "B" e "C". Esse índice faz referencia apenas à frenagem em linha reta em piso molhado e não indica a capacidade dos pneus quanto a outras capacidades de direção do pneu. Temperature (Temperatura) Indica a capacidade do pneu de suportar calor. Essa graduação é referente ao pneu devidamente calibrado e sem sobrecarga, e varia entre "C" (capacidade mais baixa"), "B" e "A". |
Índice de Carga e de Velocidade |
O índice de carga corresponde a capacidade de carga que o pneu pode suportar. Já o índice de velocidade, simbolizado pelas letras de J à Z, representa a velocidade limite do pneu. Por favor consulte as tabelas abaixo para verificar os índices de carga e de velocidade. |
Índice de Carga (índice e carga máxima correspondente, em lbs e kg) |
IC | lbs | kg | IC | lbs | kg | IC | lbs | kg | IC | lbs | kg |
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71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 |
761 783 805 827 853 882 908 937 963 992 |
345 355 365 375 387 400 412 425 437 450 |
81 82 83 84 85 86 87 88 89 90 |
1019 1047 1074 1102 1135 1168 1201 1235 1279 1323 |
462 475 487 500 515 530 545 560 580 600 |
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100 |
1356 1389 1433 1477 1521 1565 1609 1653 1709 1764 |
615 630 650 670 690 710 730 750 775 800 |
101 102 103 104 105 106 107 108 109 110 |
1819 1874 1929 1984 2039 2094 2149 2205 2271 2337 |
825 850 875 900 925 950 975 1000 1030 1060 |
Índice de Velocidade (índice e velocidade máxima correspondente, em m/h e km/h) |
J | K | L | M | N | P | Q | R | S | T | H | V | W | Y | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
m/h | 62 | 68 | 75 | 81 | 87 | 93 | 100 | 106 | 113 | 118 | 130 | 150 | 168 | 188 |
km/h | 100 | 110 | 120 | 130 | 140 | 150 | 160 | 170 | 180 | 190 | 210 | 240 | 270 | 300 |
Nota: a marcação "ZR" pode aparecer em pneus que possuem sua velocidade máxima superior a 240km/h (150 m/h) |
Quando trocar seus pneus | |
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Todos os pneus possuem um Indicador de Desgaste (TWI - Trear Wear Indicator) ao longo de sua banda, e sua posição é identificada através da figura de pequenos triângulos localizados na lateral do pneu. O TWI ajuda a identifica o desgaste atual de seu pneu, e também funciona como um alerta para saber quando seu pneu desgastou por completo. Pneus devem ser substituidos imediatamente quando o desgaste da banda ultrapassar a superfície dos indicadores. ![]() Pneus gastos comprometem seriamente a dirigibilidade e frenagem do veículo. |
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Verifique sempre se os pneus possuem algumas das características físicas abaixo, mesmo se os pneus ainda não desgataram por completo. |
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Bolhas na lateral Recomendamos trocar os pneus imediatamente, devido ao risco do pneu estourar. |
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Cortes São potenciais pontos de vasamento de ar. |
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Rachaduras Normalmente na parede da lateral do pneu |
Consulte sempre um profissional especializado se for identidicado sinais de danos fisicos ou deformidades nos seus pneus. |
Tipos de desenhos | |
Existem diversas marcas e desenhos de pneus. Então, como saber se você está escolhendo o pneu que melhor atende às suas necessidades? O design dos pneus é normalmente separado em 3 categorias. O design Direcional, também conhecido como Unidirecional, o design Simétrico e design Assimétrico. Todas as três categorias possuem diferentes características que atendem a diferentes necessidades dos usuários. |
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Direcional / Unidirecional ![]() |
Usualmente tem um desenho em forma de "V" e os pneus tem uma marcação na lateral que mostra o sentido da rotação. Devem ser montados na direção conforme marcação da lateral. Características: • IFavorecem a dispersão de água e proporcionam boa dirigibilidade tanto em pisos secos como molhados. • Boas respostas de direção e frenagem • Normalmente estão disponíveis em aros maiores e com Índices de Velocidades elevados. Indicado para: Usuários que buscam por um desempenho mais esportivo e em alta velocidade. |
Simétrico![]() |
Designs simétricos normalmente possuem um bloco central contínuo ou blocos com as mesmas caracterísiticas em ambos os lados da banda do pneus. O desenho do pneu tem a forma de uma "onda". Características: • Maior conforto, esse tipo de design é orientado para gerar um baixo nível de ruído. • Sulcos laterais que proporcionam um adequada dispersão de água. Indicado para: Usuários que procuram um pneu confortável e silencioso. |
Assimétrico ![]() |
Possuem desenhos diferentes entre os lados internos e externo da banda de rodagem do pneu. Geralmente o lado externo possui sulcos maiores para melhor dispersão de água e aumento dirigibilidade no molhado, enquanto o lado interno tem sulcos menores para aumentar a área de contato e melhorar a aderência ao solo. Características: • Bom comportamento em pisos secos e molhados • Boa precisão e dirigibilidade e alta velocidade Indicado para: Usuários que querem pneus de alta performance. |
Algumas dicas para prolongar a utilização e durabilidade de seus pneus |
• Verifique a pressão dos pneus pelo menos 1 vez por mês. Ajuste a pressão de acordo com o recomendado no manual de seu veículo. • O balancemamento dos pneus e o adequado alinhamento da suspensão irão proporcionar um desgaste adequado e manter a performance do veículo. • Use apenas produtos neutros e água para limpar seus pneus. |
Calibragem dos Pneus | |||
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A pressão do pneu recomendada para cada veículo é estabelecida pela montadora e pode ser encontrada em várias áreas do veículo, incluindo o manual do proprietário, na porta do motorista e na tampa do tanque de combustível. Uma pressão apropriada do pneu ajuda a manter o consumo de combustível, otimiza a vida útil e performance do pneu garantindo de forma efetiva a segurança. A pressão dos pneus, incluindo o estepe, devem ser checados regularmente, pelo menos 1 vez por mês, e sempre que for realizar uma viagem de longa distância.
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![]() ![]() Desgastes centralizados são causados por pressão de ar excessiva. Por outro lado, a baixa pressão de ar provoca desgaste irregular em ambos ombros dos pneus. |
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Faça o rodízio dos pneus regularmente para prolongar sua vida útil | |
Realizar o rodízio de pneus regularmente irá garantir um desgaste uniforme do pneu, aumentando a vida útil e a segurança. Quando não se efetua rodízio regularmente, os pneus tendem a apresentar desgaste irregular, podendo interferir na dirigibilidade do veículo. | |
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Recomendamos que faça o rodízio dos pneus a cada 8.000 - 10.000 km rodados. |
Existem 2 maneiras de realizar o rodízio dos pneus: o rodízio com 4 pneus e o rodízio com 5 pneus. |
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![]() Diagonal Horizontal ![]() Vertical |
Rodízio com 4 pneus Pode ser feito nos sentidos diagonal, horizontal ou vertical. Para um rodízio diagonal: É feito trocando o pneu dianteiro esquerdo com o pneu traseiro direito, e o pneu dianteiro direito com o pneu traseiro esquerdo. Para um rodízio horizontal: É feito trocando o pneu dianteiro direito com o dianteiro esquerdo. Da mesma maneira, no eixo traseiro troca-se o pneu da direita com o da esquerda. Esse método pode ser usado para pneus que não sejam direcionais. Para um rodízio vertical: É feito trocando o pneu dianteiro direito com o traseiro direto, assim como o pneus dianteiro esquerdo com o traseiro esquerdo. |
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Rodízio com 5 pneus (envolvendo o pneu estepe) O rodízio com 5 pneus é muito similar aos rodízio diagonal de 4 pneus, considando que o pneu estepe também entra no rodízio. Monta-se o pneu estepe na posição traseira esquerda, o pneu traseiro direito é movidopara a posição dianteira esquerda. O pneu dianteiro esquerdo, por sua vez, é colocado na posição traseira direita e o pneu traseiro direito irá para a posição dianteira direita. Por último, o pneu dianteiro direito será utilizado como estepe. Esse é o tipo de rodízio mais adequado para veículos con tração nas 4 rodas (4-wheel drive ou all-wheel drive). Dica: não faça o rodízio com 5 pneus se o pneu estepe for de uma marca/modelo ou tamanho diferente dos outros 4 pneus. |

Um novo pneu para veículos de passeio e CUV's. O DTR1 proporciona uma dirigibilidade precisa e controle em condições de piso seco e molhado, com baixo nível de ruído e conforto ao dirigir.
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Quem é que produz a marca Dextero? Conheça mais sobre a qualidade e os beneficios que a Dextero pode te proporcionar - você terá toda a confiança do mundo para rodar com os pneus Dextero.
Veja o vídeo ►SOBRE OS PNEUS DEXTERO
Dextero é uma marca da Giti Tire. Sediada em Singapura, o Grupo Giti Tire é um dos maiores fabricantes de pneus do mundo, operando oito fábricas de alta tecnologia, produzindo uma vasta variedade de produtos e servindo condumidores em mais de 130 países do mundo.